Notícias da CCR RodoAnel

Notícias

19/04/2022 | Responsabilidade Social

Caminhos para a Cidadania celebra os povos originários em atividades para as salas de aula

Neste mês, o Programa Caminhos para a Cidadania, ação social e educativa do Grupo CCR para professores e professoras do Ensino Fundamental I, aborda as contribuições históricas e culturais, diversidade e direitos dos povos indígenas no Brasil. Esse projeto também é desenvolvido junto aos municípios abrangidos pela malha viária administrada pela CCR ViaOeste e CCR RodoAnel.   
 
O material sugere dois planos de aula com atividades remotas e presenciais para as crianças de 1º a 2º ano e de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Ambas as sequências didáticas buscam trazer um olhar integral sobre a cultura de etnias, trazendo como ponto de partida obras de artistas indígenas e suas visões de mundo. 

Para os alunos do 1º e 2º ano, a sugestão é a apreciação da obra “A Árvore de todos os Saberes”, do artista Macuxi Jaider Esbell, acompanhada de uma roda de conversa sobre a importância da natureza e do território para os povos originários. Já para estudantes do 3º, 4º e 5º, a proposta é assistir ao documentário “Caranguejo”, com a promoção de debate e introduzir perguntas sugeridas pelo programa.

“Entender o passado, o processo de construção e formação da população do país é fundamental para fomentar uma educação mais inclusiva e democrática para as nossas crianças e jovens”, afirma Ariane Teles, responsável pelo programa.
 
Todas as atividades propostas pelo Programa Caminhos para a Cidadania acompanham as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovem as habilidades de aprendizagem essenciais para todos os estudantes. Os materiais pedagógicos contam com o apoio do Instituto Crescer, que presta a consultoria técnica pedagógica para o programa.

Acesse os materiais: 
Plano de aula 1º a 2º ano: clique aqui
Plano de aula 3º, 4º e 5º ano: clique aqui

Sobre o Instituto CCR
 
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde que oferece atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto. Saiba mais: www.institutoccr.com.br

Voltar